Planejamento Tributário – A definição do melhor regime tributário para as empresas.

. .

Um dos fatores mais importantes para a saúde e crescimento da empresa é a escolha do melhor regime tributário. Em um país com uma carga tributária tão alta, ao final de cada exercício é ideal que cada empresa realize o seu planejamento tributário de uma forma lícita, pois além de proporcionar melhoria nos resultados e redução de custos, a empresa pode melhorar o aproveitamento dos benefícios fiscais existentes.

Para a elaboração de um planejamento tributário é necessário entender muito bem os regimes tributários existentes e a sistemática de cada um deles, que são: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. É preciso entender qual o impacto de cada regime no seguimento do seu negócio, levando em consideração o seu faturamento e demais aspectos necessários em que a empresa atua. Seja no comércio, indústria ou serviços, cada seguimento de mercado tem uma forma diferente de atuação e tributação. Portanto, nem sempre o planejamento tributário da empresa vizinha funcionará de forma adequada para o seu negócio.

Os impostos representam maior parte dos custos de uma empresa, assim, estruturar seu negócio de forma que diminua a carga tributária de uma forma lícita e com estratégias bem definidas é um direito de todo contribuinte.

Por Michele Moreira