Você sabe se todas as notas fiscais estão escrituradas corretamente na EFD (SPED)?

. .

A escrituração de notas fiscais é regra obrigatória para as empresas que utilizam nota fiscal eletrônica em suas operações. Além disso, realizar a escrituração obedecendo as regras tributárias, com notas fiscais válidas, com códigos fiscais de operação – CFOP e Código de situação Tributária – CST classificados de acordo com a atividade da empresa, é de extrema importância para que as obrigações fiscais sejam transmitidas sem dados incorretos.

Com o constante avanço na tecnologia, o fisco evoluiu muito no cruzamento de dados transmitidos pelos contribuintes. Hoje é possível obter todas as informações e movimentações efetuadas, inclusive constatar irregularidades nas obrigações acessórias de uma forma muito ágil.

Para que a EFD (Escrituração Fiscal Digital) seja entregue de forma consistente e livre de erros é necessário um planejamento envolvendo todos os processos anteriores à transmissão da obrigação acessória. Além disso, com o suporte de um software de gestão de dados, é possível realizar várias validações de informações parecidas com os cruzamentos de dados efetuados pelo fisco, por exemplo, no caso das notas fiscais podemos efetuar o cruzamento dos arquivos XMLs com a EFD, assim, podemos garantir que todas as documentações e informações estão válidas.

Por Michele Moreira